As Pedras Élficas de Shannara (Trilogia A Espada de Shannara #02) escrito por Terry Brooks

março 31, 2016


Acho conveniente e muito interessante os comentários dos autores no início de seus livros (ou ao final). Nos mostrando um pouquinho do profissional por trás da obra, o esforço investido na tentativa de nos entreter. Saber disso nos faz ver a obra com "outros olhos". Após um trabalho duro escrevendo, reescrevendo, consertando furos e enredo por mais de dois anos para tudo ser o mais perfeito possível, Terry Brooks finalizou As Pedras Élficas de Shannara. Publicado originalmente em 1982, chegou até o Brasil pelo, agora, extinto selo Saída de Emergência e conta a história do filho de Shea Ohmsford, Will, da neta do Rei Elfo Eventine Elessedil, Amberle, nos traz de volta a figura enigmática do poderoso druida Allanon e, claro, alguns novos personagens importantes para o decorrer da trama.

- Certamente havia elfos no velho mundo, assim como havia trolls, anões e todas as outras criaturas que originaram as cenas. A única diferença é que todas as outras sumiram do mundo por séculos, enquanto os elfos permaneceram. Eles mudaram, claro; evoluíram consideravelmente. Foram forçados a se adaptar.

O segundo livro de uma trilogia deve ser difícil de escrever, creio eu, pois não são poucas as obras que se perdem nesse momento da história. Eis que me deparado com um ritmo de aventura muito bom em As Pedras Élficas de Shannara que me fez agarrar o livro do início ao fim, não sei se você leu a resenha que fiz do primeiro livro (clique aqui), mas eu havia falado que o livro começou um pouco a passos lentos, não é mesmo? Puf, o segundo livro começa muito bem e termina melhor ainda, sem sombra de dúvidas percebemos o quanto Terry Brooks evoluiu ao longo da sua escrita.


Mas vamos a história, em As Pedras Élficas de Shannara nos deparamos com um novo mal a espreita que ameaça não somente os elfos, mas todas as Quatro Terras. Ellcrys, a árvore criada e protegidas pelos elfos está morrendo e com ela uma poderosa fonte de proteção que mantém os demônios afastados do mundo está ruindo. Só há uma esperança, um escolhido germinar a única e nova semente de Ellcrys no Fogossangue, porém a localização dessa misteriosa fonte de energia se perdeu com os conhecimentos do mundo antigo, nem mesmo o poderoso druida Allanon sabe a sua exata localização.

- Eis minha mão e eis meu elo. Eis minha jura a você. Você será bem-sucedido nessa jornada, Will Ohmsford. Você encontrará o fogossangue e a trará a salvo de volta para casa a última dos Escolhidos, ela que irá restaurar a Ellcrys. - A voz dele era baixa e imperativa. - Eu acredito nisso, e você também deve acreditar.

É uma verdadeira corrida contra o tempo. Três dos mais poderosos demônios já escaparam da fenda e prometem fazer de tudo para impedir que a magia de proteção se renove, enquanto isso a jovem elfa Amberlene é incumbida de transportar a semente de Ellcrys e Will Ohmsford, descendente de Shannara, é escolhido para protegê-la nessa aparente impossível missão. Ufa! Acredite isso não é nem metade do livro.


Eu realmente gostei da história do segundo livro, muito mais do que a do primeiro. É um enredo que parece estar em movimento desde a primeira página. Por ser escrito em terceira pessoa você vai acompanhando a jornada através de diversos pontos de vistas, de personagens que estão em diferentes situações e lugares, sem contar a rica história e mitologia criada por Terry Brooks sobre o passado das Quatro Terras.

Agora, finalmente, posso assistir a adaptação feita pela MTV! Vocês não sabem o quanto estava esperando por isso depois de escutar muita gente falando bem e de todos aqueles trailers eletrizantes com paisagens deslumbrantes. Enfim, está recomendado esse livro!


Obrigada Editora Arqueiro pelo envio do exemplar!

Confira o blog em outras redes sociais:
Instagram /// Twitter /// Facebook /// Bloglovin /// Goodreads /// Skoob

You Might Also Like

3 comentários

  1. Nossa, que interessante parece ser essa trilogia e nunca tinha ouvido falar :X
    A capa é linda, e a diagramação parece ser impecável também :)

    Adorei seu blog <3 Principalmente o banner com as cenas dos contos :3

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique! O segundo livro da trilogia, esse da resenha, foi adaptado por uma série da MTV se estiver afim de conferir para saber se vai gostar é uma boa pedida. A capa está mais linda ao vivo :D
      Fico contente que tenha gostado do blog!

      Excluir
  2. Que legal, vou ir atrás dessa série da MTV para dar uma olhada :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir