5 livros favoritos de 2015

dezembro 28, 2015


Olá pessoal! Vocês já devem ter percebido que o final do ano está batendo na nossa porta, então eu achei que seria legal recordar as melhores leituras que fiz durante o ano e espalhar mais um pouco do meu amor por cada uma. Tenho visto alguns posts e vlogs nessa mesma linha de retrospectiva literária e por ter gostado da ideia quis trazer para o Um Reino Muito Distante.

Vale lembrar que, alguns dos livros da lista ainda não foram resenhados aqui, mas são obras que pretendo reler em 2016 e contar direitinho para vocês sobre elas em outra oportunidade. Vem conferir os meus 5 livros favoritos de 2015:

A Canção do Sangue



Eu comecei 2015 com o pé direito, logo o primeiro livro do ano entrou para minha lista de favoritos. A história de A Canção do Sangue começa quando Vaelin Al Sorna, que ao ser levado para o seu julgamento por combate, resolve fazer um relato sobre os acontecimentos que o levaram até ali para um cronista. Assim, durante a narrativa acompanhamos Vaelin desde os seus dez anos de idade quando é entregue por seu pai a Casa da Sexta Ordem, que o treina de forma brutal junto de seus companheiros para torná-lo um grande guerreiro.

Esse livro possui tudo o que eu gosto: um personagem pelo qual me afeiçoei desde as primeiras páginas, um grupo de personagens, onde cada um possuiu o seu papel desenvolvido na narrativa, ação, aventura, intriga política e segredos! Devorei cada capítulo ansiosamente em uma viagem a praia, aí o tempo passou e não me vi preparada para fazer uma resenha digna desse livro. Como a Editora Leya anunciou que O Senhor da Torre, segundo livro da trilogia A Sombra do Corvo, será lançado no primeiro trimestre do ano que vem, decidi que vale a pena reler A Canção do Sangue, mas antes da resenha já fica recomendado para as férias de vocês. 

Nobres Vigaristas

As Mentiras de Locke Lamora, Mares de Sangue e Repúblicas de Ladrões


Tá, ok... Trapaceei aqui, mas foi por um bom motivo. Se vocês lerem as resenhas que publiquei nesse ano sobre cada um desses livros, vão perceber que eu surtei em todas! Locke é um dos meus personagens masculinos favoritos e disso não me resta mais dúvidas. A criatividade para resolver cada uma das encrencas em que se mete durante a sua trajetória como um ladrão me cativou, além da criatividade de sua boca suja na hora de xingar alguém e, sem contar, a apreensão quando ele está de cara com a morte. Scott Lynch é um autor cruel quando deseja e eu adoro isso!

O Último Reino



Eu me curvo diante das cenas de batalhas descritas por Bernard Cornwell. Eu estava deixando esse livro de lado até onde eu aguentava, mas daí anunciaram a sua adaptação para série de TV e entre um trailer e outro... Eu não resisti, era o destino: e o destino é tudo! Comprei o box da edição econômica mesmo, sem frescura, pois o que importava era o conteúdo.

Encontrei entre as páginas mais um personagem que eu desejava ter ao meu lado em uma parede de escudos. Uthred é um personagem completo, com suas virtudes e defeitos, um exímio guerreiro que por diversas vezes está divido entre agir como um dinamarquês ou ser um "inglês" (tendo em vista que ainda não havia uma Inglaterra no início dos acontecimentos). Pretendo ler um livro por semestre dessa série, a partir de 2016.

A Filha do Império



Eis que o ano de 2015 me reservou mais uma grata surpresa. Com o lançamento do segundo livro d'A Saga do Império através da Selo Saída de Emergência, parceiro aqui do blog, solicitei os dois para resenha. Havia lido em 2013 (acho, pois não me lembro) o primeiro livro da Série Mago, mas ao contrário de muitos leitores, não tive um experiência tão boa como vocês podem conferir na resenha.

Assim, após ler A Filha do Império notei que foi boa minha ideia de não ter descartado a possível hipótese de ler outras obras de Raymond E. Feist, nesse livro escrito em parceria com Janny Wurts foi construída uma personagem feminina incrível para assim poder tirá-la de sua zona de conforto e nos mostrar do que uma mulher é capaz, sem precisar do uso da força bruta. 

Tropas Estelares



Podemos dizer que ainda nos 45 minutos do segundo tempo, 2015 me chacoalhou rsrs... Meu exemplar de Tropas Estelares olhou para mim e eu olhei para ele, ficamos nos encarando por longos momentos e a Marina "criança" fã do filme de 1995 gritou lá de dentro para eu ler logo e foi o que eu fiz, 48 horas depois eu estava abraçando esse livro. A Marina "crescida" virou fã do livro tanto quanto a "criança" era fã do filme. Mas não vou contar muito, vamos deixar para a resenha de 2016 :)

Agora me diga você aí do outro lado, quais 5 livros surpreenderam vocês no ano de 2015? Me deem dicas de boas leituras ao me falarem dos seus favoritos desse ano, quem sabe eu ainda não tenha lido e ele se torne o meu favorito de 2016...


Confira o blog em outras redes sociais:
Instagram /// Twitter /// Facebook /// Bloglovin /// Goodreads /// Skoob

You Might Also Like

17 comentários

  1. quero muito ler Tropas estelares... tá na lista pra 2016 hehehe
    Lamora eu já ouvi falar, mas não li...
    Uma amiga minha é super fã de Bernard e me indicou esse dele, espero gostar da leitura...

    ai, nem sei oq daria num top 5 pra mim, mas Na natureza selvagem estaria entre os 5, com certeza...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Último Reino e a Trilogia Crônicas de Artur são livros muito bons do Bernard Cornwell (fica mais um dica rsrs...)
      Eu tenho uma curiosidade extrema para ler Na Natureza Selvagem, quem sabe ano que vem ele possa estar entre meus livros favoritos :)

      Excluir
  2. Oiii, o único que quero ler até agora é Tropas Estelares, que é o único que conheço hahaha gostei bastante dos outros também, deixaria para ler ano que vem.
    Beijos
    segredosliterarios-oficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oinnn... louca para ler "Tropas Estrelares"!
    E "A Filha do Império" parece ser muito bom também! Na lista!

    Beijinhoss...
    http://estantedalullys.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou meio suspeita para falar de Tropas Estelares por ter sido fã do filme, mas o que importa que eu adorei.
      A Filha do Império me surpreendeu, pois devorei cada capítulo

      Excluir
  4. Que legal, ainda não li nenhum desses livros, parecem ser legais mesmo. Mas um dos livros que mais amei no ano de 2015 foi "Fazendo meu filme" .
    Adorei o post e blog, já estou seguindo <3.
    Beijos.
    http://princess-sonhadora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li Fazendo meu Filme, sempre me indicaram, vamos ver se ano que vem eu o leio. Seja bem-vinda Ingrid, estou seguindo seu blog tbm :)

      Excluir
  5. Oi, tudo bem? Esse ano eu li poucos livros, mas a maioria foram boas leituras. Ainda não fiz minha lista de livros favoritos do ano, mas vou fazer.
    Da sua lista eu conheço alguns, mas não li nenhum deles. Porém tenho vontade de ler A filha do Império e O último reino.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A filha do Império e O último reino são super recomendados. E média, 2015 foi um bom ano, não houve nenhum que eu tenha achado um péssimo livro e eu li poucos livros também, mas um pouco mais do que 2014.

      Excluir
  6. Infelizmente ainda não li nenhum desses citados, mas pelo que me parece são ótimos livros.
    Ainda não consegui formular quais foram meus favoritos de 2015 rsrs, foram tantos...

    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, ainda não li nenhum dos livros que você citou, acho que nossa lista de favoritos seria bem diferente, estou com muita vontade de conhecer o Locke .

    ResponderExcluir
  8. Olá! Tudo bem? Que leituras, ein! Estou louco para ler Tropas Estelares. O filme é muito épico (só o primeiro, os outros dois são descartáveis). Convido você a olhar a minha lista de preferidos: http://goo.gl/hZLs7x. Temos gostos parecidos. To querendo ler praticamente todos os livros da sua lista :)
    To seguindo seu blog.

    Academia Literária DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou fã do primeiro filme de Tropas estelares, mas não me arrisquei assistir os demais. Estou seguindo o seu também :)

      Excluir
  9. Oi, não conheço nenhum dos livros da sua lista. hauhauhauha
    Tenho a ligeira impressão de que não partilhamos dos mesmos gostos literários.
    Mas fiquei curiosa em relação a alguns títulos e buscarei saber mais deles.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oláá
    Nossa, seu gênero é bem diferente do emu, tanto que não li nenhum e outros nunca ouvi falar haha mas que bom que teve boas leituras

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu não conheço os livros que citou, mas me interessei por "Nobres Vigaristas" acho que é uma obra que eu lereia.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir