Metamorfose? por Gail Carriger

fevereiro 27, 2014

- (...) Alexia, não quero ser grosseira, mas já percebeu que sua roupa de baixo está exposta ao ar noturno, sem falar à visão do público?
- Ivy, estou me agarrando com todas as forças a lateral de um dirigível em pleno voo, a quilômetro da terra. Até mesmo você tem que admitir que em algumas circunstâncias não dá para seguir à risca o protocolo.
Esta no ar mais uma resenha, sem spoiler. Contudo, aconselho dar uma passada de olho rápida na terceira foto, caso não tenha lido o primeiro livro.



Metamorfose? é o segundo livro da série O Protetorado da Sombrinha, onde pude ter o prazer de reencontrar uma Alexia que adoro, ou seja, uma protagonista de língua afiada, que adora dar umas alfinetadas no “mocinho” Lord Maccon e pronta para resolver os mistérios que aparecerem em seu caminho. Contudo, vamos com calma, pegue uma xícara de chá para acalmar os ânimos, pois a tensão promete aumentar a cada termino de capítulo.

Gail Carriger ainda traz um tom de comédia, agora moderado, e a tensão sexual entre o casal principal, mas o sobrenaturalidade e o steampunk se fazem ainda mais presente na narrativa. Isso pode desagradar alguns leitores, pelo que acompanhei de outras resenhas. Como eu poderia explicar? A autora se torna um tanto descritiva e explicativa, fazendo com que a narrativa se torne um pouco mais lenta em determinados momentos. Para mim não foi empecilho, pois continuei gostando da história. Como eu disse anteriormente, as teorias da autora sobre o mundo sobrenatural são interessantes, principalmente as que se referem a alma. Ela se utilizou das “guinadas estranhas e inexplicáveis da história”.

- Eu o amo muito. Como Romeu amou Jugurta, como Pirâmide amou Triste, como...
- Ah, por favor, não precisa elucubrar... - interrompeu a amiga, fazendo uma careta.
- Mas o que a minha família diria de uma união dessas?
- Que seus chapéus se infiltraram na cabeça - sussurrou (...)

Alexia se tornou Mujah, cargo importante no governo dentro do Conselho Paralelo da Rainha Vitória. E sua nova preocupação, além do número grande de soldados lobisomens voltando da guerra e ocupando o jardim frontal do Castelo de Woolsey, é a praga de “humanização” que ocorreu pela Londres, a perda de sobrenaturalidade que atingiu lobisomens e vampiros, nos casos dos fantasmas chegou a uma espécie de exorcismo em massa.



Isso preocupa a todos e promete causar um rebuliço na sociedade sobrenatural, afinal a única pessoa da redondeza que tinha o poder de anular a sobrenaturalidade é Alexia, uma preternatural. Será que os inimigos anteriores não haviam sido derrotados? Como eles estavam provocando isso? Seria uma poderosa arma?

Um romance sobre vampiros, lobisomens e dirigíveis... Acho que isso resume bem a história. Pois nossa protagonista não vai ficar parada, não quando o rumo de suas investigações a levam para fora de Londres. Ao lado de sua amiga Hisselpeny, da sua insuportável irmã Felicity, do atrapalhado Tunstell e de uma nova personagem, Alexia embarca em uma viagem rumo à Escócia (YEHHH! A terra do Kilt!). 

Assim, o mundo imaginado por Gail Carriger vai se ampliando e os eventos estão bem mais construídos. Não vejo a hora de ter o próximo livro nas minhas mãos... Que final foi aquele? Não se faz isso com o pobre coração de um leitor.

E a senhora escritora aí... Tomando um chazinho

Extra: Makin Of 
(com participação especial de Simba :D)

O danadinho resolveu interromper a sessão de fotos para deitar ao lado dos livros ashuahsuashua... Não posso reclamar, pois ele é um parceiro e tanto na hora das minhas leituras. 



You Might Also Like

6 comentários

  1. Oi, Mari!
    Você já me deixou roendo as unhas! Já estou lendo primeiro livro e a Alexia já me arrancou risos logo nas primeiras páginas. Depois da sua resenha já deu para perceber que vou precisar do segundo livro pra ontem! rsrsrsrs
    Simba é muito fofinho! :D

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua resenha assim como todo o seu blog.
    Eu estava querendo ler essa série mas alguma coisa me deixava meio receoso, agora, com a sua resenha, eu quero, com certeza, ler essa série.

    Seguindo, segue de volta?
    verbalismos.blogspot.com

    Adorei o seu layout. *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba! Leandro, como disse na resenha, gostei muito do livro é daqueles perfeitos para animar o nosso clima.

      Pode deixar que vou dar uma passadinha no seu blog ^^

      Excluir
  3. Li os dois primeiros livros e gostei demais <3 Também percebi, através de algumas resenhas, alguns pontos que o pessoal não gostou muito, mas eu achei esse segundo volume ainda melhor que o primeiro, me conquistou mais, me prendeu mais, e esse final me deixou louca! HAHAH

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    www.myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei que esse segundo teve a trama melhor construída e o final... Digno de nos fazer arrancar os cabelos! XD Minha vontade era a de gritar ashuhausuahus...

      Excluir