Maré de Sangue por Melvin Burgess

janeiro 26, 2014


TÍTULO ORIGINAL: Bloodtide
EDITORA: Rocco
ISBN: 9788532516046
ANO: 2009
PÁGINAS: 376

Uma história sobre amor, ódio, vingança, traição e loucura. Maré de Sangue, livro baseado na primeira parte da saga islandesa de Volsunga, faz parte da Duologia Blood escrita por Melvin Burgess publicada no Brasil em 2009 pela Editora Rocco.

O amor é corrupto; o amor continua até mesmo quando se ama um monstro, até mesmo quando dentro de você existe o ódio mais violento pela mesma pessoa a quem se ama, lado a lado, no mesmo coração.

Nosso palco central é uma Londres futurística rodeada por muros e deixada a própria sorte nas mãos de gângsteres e meio-homens, que como o próprio nome sugere são criaturas geneticamente modificadas parte animal, homem e máquina vivendo à margem da sociedade. Nesse cenário de caos, destruído pela guerra e assolado pela pobreza, cresce os rumores do retorno de deuses antigos e a esperança de que a guerra irá acabar não passa de uma cruel ilusão quando duas famílias rivais resolvem se unir através dos votos de um casamento.

É como vejo as coisas. Se você não pode cuidar do seu pessoal, você não é confiável para cuidar do mundo. Mas Val era assim mesmo - os sonhos dele eram maiores do que ele próprio.

Val Volson, guiado pelo seu desejo de unificar a cidade, entrega sua filha Signy nas mãos Conor, desencadeando eventos surpreendentes através das atitudes inesperadas dos personagens e pela interferência significativa dos deuses em determinados momentos da trama. Para aqueles que, como eu, apenas tinham uma vaga ideia da história mitológica envolvendo os irmãos Sigmund (Siggy) e SignyMaré de Sangue é um livro que quando você pensa que o autor colocou todas as cartas na mesa e a narrativa vai se estabilizar para chegar ao final, algo acontece e o rumo muda completamente, um exemplo disso é o próprio final.

- Parece que ultimamento todo mundo ama Odin - disse Siggy. - Menou eu... - ele completou ao perceber que os sacrifícios não eram somente de humanos.


A leitura requer um pouco de atenção redobrada em determinadas partes, principalmente no que se refere as características físicas dos meio-homens e dos cenários onde se passa a história (senti falta de uma mapa para que pudesse me localizar melhor). Contudo, o enredo construído pelo autor não deixa de ser atrativo para soltar nossa imaginação e a narrativa contribuí significativamente. Melvin Burgess nos permite uma visão completa da história, alternando os capítulo entre o narrador (3ª pessoa), os irmãos Siggy e Signy, além de alguns outros personagens que vão surgindo durante a trama.

(...) Você me entende? - O meio-homem sorriu com desdém. - Você negocia com a parte humana de um meio-homem até se cansar e depois se põe a caçar o animal. É fácil demais. Esse é o seu nível, garotinha.

Maré de Sangue tem tudo o que eu gosto, a mistura certa de elementos fantásticos, ficção cientifica e mitologia escandinava, além daqueles personagens cinzentos, convivendo com o bem e o mal dentro de si. É um livro recomendado!

Melvin Burgess

You Might Also Like

6 comentários

  1. Olá, tudo bem?
    Adorei sua resenha, pois não conhecia o livro, e agora tenho uma ampla ideia do que ele se trata! Pela capa, imaginei que o livro seria de terror e confesso que a ilustração me deixou com medo!
    Gostei bastante de saber que o livro é cheio de seres fantásticos e mitologia, pois adoro esse gênero! Vou procurar mais sobre ele :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia, aqui esta tudo ótimo! Realmente, ouvi falar pouquíssimo sobre o livro, quando o vi foi em uma livraria. Sabe aqueles clássicos casos de amor a primeira vista da capa ashuasuhua... E como adoro mitologia nórdica, juntei o útil ao agradável. Fico feliz que tenha gostado da resenha XD
      Bjão!

      Excluir
  2. Também adoro mitologia nórdica, e o livro parece bem interessante mesmo! Nunca tinha ouvido falar, mas agora vou procurar saber mais.
    Mudando de assunto. Indiquei o blog para uma TAG bem legal. Dá uma olhada depois. Se você já respondeu, ou não gosta muito dessas TAGs eu peço desculpas. Mas se quiser reponder, segue o link abaixo.
    http://fantasticosmundosdepapel.blogspot.com.br/2014/01/tag-primeiro-e-ultimo.html

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Capaz, eu adoro as TAG's estou com todas as que você me indicou, apenas faltam ir para o ar, acho que essa semana já posto uma ^^'
      Eu gostei bastante do livro, é uma mistura que eu não poderia imaginar.
      Bjão!

      Excluir
  3. Quando vi a capa dele achei que iria ser um daqueles romances de anjos, aiiiinda bem que não kkk Também adoro essa mistura de ficção científica e mitologia. Com certeza este será mais um na minha lista de" vou ler".

    beeijos
    quenerdissealice.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahsuashauhusu... Não, dessa vez não é. Pode ficar tranquila, tem até Odin no livro menos anjos XD Bjão!

      Excluir