Caminho das Sombras escrito por Brent Weeks

maio 16, 2016


Tem o meu coração de leitora nas mãos esses autores de fantasia que na obra de estréia já começam com o pé direito. Acho que vocês já podem imaginar que Brent Weeks é um deles, pois, então... Caminho das Sombras, publicado originalmente em 2008 e lançado no Brasil através da Editora Arqueiro em março desse ano, é o primeiro livro da Trilogia Anjo da Noite.

Quando eu digo "mate", você mata. Não no dia seguinte, nem cinco dias depois. Você mata no mesmo segundo. Sem hesitação. Sem dúvidas. Sem titubear. Obediência. Entende essa palavra? Eu sou mais experiente. Você não sabe de nada. Você é isso que está na sua frente. Fraqueza. Imundície. 

Azoth veio das Tocas, a parte pobre e imunda de Cenaria, dominada por inúmeros bordéis, guildas de assaltantes e crianças órfãs sob o controle da organização Sa'káge. Sofrendo constante agressões de todos os tipos, Azoth ao onze anos é um garoto que sabe o significado de viver constantemente com o medo, mas tudo parece ruir quando ele compra uma briga com Rato, o Punho de sua guilda prestes a assumir o poder, é tudo uma questão de tempo, ele promete infernizar a sua vida e a de seu dois únicos amigos, Jarl e a Menina-Boneca. Essa ameaça podia ser considerada sua sentença de morte, mas a esperança surge quando pela primeira vez cruza o caminho de Durzo Blint.

Durzo Blint é o melhor derramador de todos os tempos, as sombras da noite o acolhem e sua fama o precede, tonando-o uma lenda viva, o melhor entre os melhores dos assassinos. Ele é a esperança de Azoth, que deseja se tornar o seu aprendiz.

Em contrapartida, para isso acontecer Azoth deverá adotar uma nova identidade, atendendo pelo nome de Kylar Stern, abandonando sua antiga vida para mergulhar fundo em seu treinamento e adotar uma vida solitária. O assassino perfeito não tem vínculos, apenas vítimas.


O mundo construído por Brent Weeks instiga o leitor. Azoth/Kylar começa como aquele personagem clichê que adoramos, vai crescendo com o passar das páginas diante dos nossos olhos, suas fraquezas são postas a prova todo o instante, uma vez que Durzo o treina a ferro e fogo para que se supere dia após dia, mas a sua força de vontade é tão grande que cria aquela famosa empatia entre leitor e personagem.

Mas não pense que somente ele terá a sua história desenvolvida, os outros personagens foram todos muito bem utilizados, possuem a sua própria história, cada um com seu papel muito bem encaixado para mover a trama, nenhum meramente descartável. Durzo e sua história guardam de nós inúmeros segredos, a cortesã Mama K, que participa significativamente do aprendizado de Azoth, também foi ganhando seu espaço, Logan Gyre, uma das novas figuras na vida de Azoth quando se torna Kylar, é aquele nobre cavaleiro de armadura dourada das histórias que ganhou toda uma subtrama bem desenvolvida, até mesmo Solon, tutor de Logan, tem muitas coisas a nos revelar, sem contar as figuras da antiga vida de Azoth.

A vingança vem de um amor pela justiça e de um desejo de reparar os erros. Mas a vingança é uma maldição. Três faces tem o Anjo da Noite, avatar da Retribuição: Vingança, Justiça, Piedade.

Caminho das Sombras, não minto, talvez tenha uma ou outra coisa confusa para mim em sua passagem de tempo e desenvolvimento, mas o fato é que me deixou empolgada com uma série de reviravoltas ao longo do seu caminho. Por exemplo, ela tem a sua parte de fantasia também, não desejei contar sobre ela aqui, pois no início como eu não sabia do que se tratava e como seria desenvolvida, descobri com surpresa e empolgação durante a leitura algo que pode ser ainda mais expandido com toda a questão de intrigas políticas e uma possível profecia. Já contei que tem intriga política? E uma possível profecia? rsrs...


Por essas razões não contei tudo e nem gostaria de contar, deixo que você descubram sozinhos assim como eu. Chega por hoje, está mais do que recomendado esse livro, vai lá ler!


Confira o blog em outras redes sociais:
Instagram /// Twitter /// Facebook /// Bloglovin /// Goodreads /// Skoob

You Might Also Like

13 comentários

  1. Que resenha mais cativante! Eu nunca li algo do tipo, na verdade não sinto vontade mas a história me lembra muito Assassin's Creed, não pelo enredo mas por falar de assassinos e questões políticas. Apesar de ter gostado muito da resenha, eu não lerei porque não faz meu gênero, mas ressalto que ficou perfeita. Beijos!
    O Reino Encantado de uma Leitora

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem? Eu procuro dar uma chance a todos os livros, mas, para ser sincera, não me interessa muito, talvez por se tratar de questões políticas e crimes ligados a ela, não gosto desse tema. Parabéns, sua resenha maravilhosa! Grata pela dica! Obrigada pela dica! Estou seguindo suas redes sociais, querendo e gostando, seja bem-vind@ as minhas redes também. http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥
    CD

    ResponderExcluir
  3. Ual, apesar de não curtir muito o gênero que resenha viu, e contagiante ler a forma como as pessoas expõem o que achou do livro, e você sabe fazer isso, parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Eu não conhecia a riqueza desse livro e realmente fiquei muito interessada. Adoro histórias sobrenaturais e esse mapa ainda é tão lindo <3 . Espero poder ler em breve essa preciosidade e fico feliz que você tenha gostado tanto da leitura.

    Abraços
    colecoes-literarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Quero muito ler esse livro, pois a premissa me agrada muito. Confesso que não sei se irei gostar tanto, mas espero que sim!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. já tinha lido umas resenhas sobre o livro mas não me empolguei muito...mas vc levantou pontos na resenha que me fizeram rever a decisão... gosto de fantasias que tenham intrigas políticas e profecias... só não curti a capa =T mas enfim... anotei a sugestão...
    bj...

    ResponderExcluir
  7. Oioi! Tudo bem?
    Vi o lançamento de Caminho das Sombras e achei tão legal a premissa qdo li.
    Primeira resenha que leio e gostei muito da forma que apresentou o livro.
    Historias com reviravoltas sempre me deixam doidas, hahah...
    Algumas passagens no tempo me deixam confusas tb em livros de fantasia, mas ainda quero mto conhecer essa obra.
    Vou tentar ler.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  8. Esteticamente o livro é lindo e o enredo bem interessante. O Gênero também é um dos meus preferidos.Adorei sua resenha, bem construída e honesta. Me convenceu :)
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Gosto muito de livros medievais, apesar de estar dando um tempinho deles. Esse livros tem uma premissa muito boa, e sua resenha só o favoreceu mais ainda. Já coloquei na minha lista de desejados.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Estava de olho nesse livro desde seu lançamento, mas ao mesmo tempo me sentia um pouco confusa por não saber o que esperar. Apenas a capa (que não é a das melhores da editora, eu sei) e o título foram suficientes para me conquistar, mas eu queria mais. Uma resenha ou alguma informação que me ajudasse. E a sua resenha era o que eu precisava.
    Com certeza Caminho das Sombras é melhor do que eu esperava. Mais um para a wishlist ♥
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Olá, adoro fantasias e quando você diz que se trata de um livro com muitas reviravoltas, ai você me ganhou de vez. Sim, esse é meu estilo de livro, aqueles que quando você menos espera o autor vem e bagunça com tudo que você acreditava estar certo, Hááá, peguei você!
    Sua resenha ficou ótima, fiquei ainda mai empolgada e com vontade de ler a obra.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. olá, esse livro parece estar muito bem escrito e com um enredo diferente e cheio de reviravoltas *-* Vou anotar a dica e assim que tiver chance vou lê-lo *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  13. Olá!!

    Esse livro não tem o gênero que curto e costumo ler, mas a capa e seus elogios me deixaram a fim!
    Essa série será longa será??

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir