Clube da Luta por Chuck Palahniuk

dezembro 26, 2013

Tyler me arranja um emprego de garçom, depois o mesmo Tyler está colocando uma arma em minha boca e dizendo que o primeiro passo para a vida eterna é que você tem que morrer.

TÍTULO ORIGINAL: Fight Club
EDITORA: LeYa Brasil
ISBN: 9788580444490
ANO: 2012
PÁGINAS: 272

RESENHA: A primeira regra é que você não fala sobre o Clube da Luta, aparentemente ao encerrar esse livro todos quebraram uma ou duas regras, pois a segunda regra é que você não fala sobre o Clube da Luta e é impossível não querer falar sobre ele depois de ler a última página. Essa é a segunda resenha que faço sobre o livro, já havia feito uma para o meu antigo blog. Mas, acontece que ele é tão bom que nesse final de ano eu acabei relendo somente para acabar afirmando que ele continua na minha lista de livros favoritos!
(...) um momento de perfeição valia o esforço. Um momento era o máximo que você poderia esperar de algo perfeito.
 O narrador não conhecemos, não sabemos seu nome, mas como isso não importa vamos chamá-lo de Jack (nome adotado pelo personagem na adaptação cinematográfica). Ele é um cara comum, com um bom emprego, com uma casa confortável, porém frustrado. Jack viaja a trabalho o tempo todo, de um lado para o outro e isso o esta cansando, desgastando, pirando... Falta um propósito em sua vida!
Que eu nunca me sinta completo.
Que eu nunca me sinta satisfeito.
Que eu nunca me sinta perfeito. 
As insônias estavam detonando com a saúde mental de Jack, assim, a conselho do seu médico, os grupos de apoio acabam se tornando sua válvula de escape da realidade. Ele não possui nenhuma doença degenerativa, mas é lá que ele encontra a solução para suas noites em claro.  Até que Marla e Tyler cruzam o seu caminho, bagunçando com todas as suas estruturas.
A filosofia de vida de Marla, ela me disse, é que ela pode morrer a qualquer momento. A tragédia na vida dela é que ela não morre.
Marla passa a frequentar todos os grupos de apoio, sua presença perturba e desestabiliza Jack. Ela o faz lembrar que é uma fraude, não... Espere aí... Ela é quem é a fraude.

Tyler simplesmente apareceu e nunca mais saiu da vida de Jack, um alguém que deseja extrapolar os limites impostos pela sociedade, uma pessoa com um espirito revolucionário. É ele que mostra ao nosso narrador uma forma de viver a vida fora dos padrões da sociedade quando um dia, no estacionamento de um bar, pede para que Jack lhe de um soco o mais forte que conseguisse.

Quando alguém diz "pare" ou fica desacordado, mesmo que esteja fingindo, a luta acaba é essa a terceira regra. Se esta é a sua primeira noite no clube da luta, então você tem que lutar. Nesse instante Jack parece se libertar, mas ele não esperava que tudo fosse sair do controle.
É o Projeto Desordem e Destruição que salvará o mundo. Uma era de gelo cultural. Uma idade das trevas induzida prematuramente. O projeto desordem e destruição forçará a humanidade a ficar em hibernação ou em remissão por tempo suficiente para que a Terra se recupere.
Não preciso dizer mais uma vez que tenho uma queda/abismo por esse livro, mas vocês vão ter que me aguentar. Chuck Palahniuk trata, através de um humor negro carregado, sobre a discussão de diversos assuntos modernos como o consumo desenfreado empurrado pela mídia.

A leitura é caótica em um primeiro momento, até mesmo louca, porém quando as pontas começam a se encaixar e você passa a perceber certas coisas nebulosas que começam a fazer sentido. BANG! Você esta fisgado e não existe mais retorno, sua única opção é seguir em frente.

Com um personagem muito, muito inteligente e discussões memoráveis, Clube da Luta é um grande livro para quem souber encarar certas verdades, por mais violenta que possa parecer. Recomendo!
Apenas duas pessoas lutando. Apenas uma luta por vez. Eles lutam sem camisa e sem sapatos. As lutas duram o o quanto tiverem que durar. Estas são as outras regras do clube da luta. 
NOTA: 5,0 de 5,0 

You Might Also Like

4 comentários

  1. Olá Marina,tudo bem?

    Parabéns pela Resenha! Você escreve muito bem,e o livro parece ser bem legal! Indiquei seu Blog para uma TAG: Vamos brincar!. Confere Lá: http://clubedoslivros.blogspot.com.br/2013/12/tag-vamos-brincar-liebster-award.html

    Estou seguindo seu Blog!

    Abraços
    Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem-vinda Thais! Esse livro é realmente muito bom, adoro ele.
      Obrigada por me indicar a TAG, responderei ela assim que puder. Bjs!

      Excluir
  2. Todo mundo comenta tanto sobre esse livro, sempre falando que é ótimo... Minha curiosidade é grande. Nunca sequer assisti ao filme, que também dizem que é muito bom.
    Gostei muito da sua resenha, e me apaixonei pelas nuvens flutuando ali em cima.

    Beijos,
    http://livrodeunicornios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é bastante fiel ao livro, mas acho valido ler primeiro ashuahsuhau... Obrigada pelo comentário Julia XD Também fiquei apaixonada pelas nuvens quando vi o layout.

      Excluir