O Protegido (Ciclo das Trevas #01) escrito por Peter V Brett

fevereiro 01, 2017


O Protegido, obra de estreia no mercado editorial do autor Peter V. Brett, nos narra a história de um mundo dominado pelo medo da noite, momento em que surge uma misteriosa ruptura entre essa e outra dimensão, permitindo com que criaturas demoníacas submersas nas profundezas da escuridão brotem da terra para devastarem pequenas vilas e manterem cidades livres dentro de muros protetores.

A únicas armas, até então conhecidas, contra essas criaturas são antigas Runas de proteção desenhadas por todos os cantos, mas, mesmo elas, não são mais capazes de deter os cruéis monstros que se multiplicam dia após dia.

Desesperada e temerosa, Leesha fez a única coisa que podia. Chorou. Chorou pelos mortos, pelos feridos e por si mesma. Em uma aldeia com pouco mais de quatrocentas pessoas, não havia ninguém cuja morte não a ferisse.

Em meio a esse cenário de desespero somos apresentados a três figuras protagonistas. Arlen que vive sob a proteção dos seus pais e que se recusou a abandonar sua coragem, uma vez que se agarrou a ela no momento em que precisou proteger sua família e depois quando decidiu partir em busca de ensinamentos. Leesha que após suas desavenças com a mãe descobriu sob a orientação de Bruna, a velha ervanária de sua vila, o prazer de ajudar aos feridos e buscar por mais conhecimentos. E, ainda temos, Rojer que perdeu seus pais quando tinha três anos de idade e foi criado por um menestrel, uma rapaz novo com um talento peculiar para a música mesmo que esteja lhe faltando um dedo da mão.


Preciso ir diretamente para o ponto que mais me encantou nesse livro: Os personagens. Pessoas comuns, que vivem em um mundo marcado pelo medo constante das criaturas que surgem assim que chega a noite, eles estão em meio a uma multidão de pessoas que perderam as suas esperanças e apenas tem a certeza de que a morte chega uma hora mais cedo ou mais tarde. Arlen, Leesha e Rojer,  são jovens sobreviventes que optaram por lutar, aprenderam, estudaram e batalharam para adquirir todo conhecimento que podiam sobre o seu papel, seja para se tornar um exímio guerreiro, curandeiro ou menestrel.

Estive tão ocupado pensando contra o que estava lutando que esqueci do motivo pelo qual lutava. Durante toda a vida não sonhei com nada além de matar demônios, mas do que adianta acabar com eles nas florestas e ermos, e ignorar aqueles que assombram os homens todas  as  noites?

O Protegido é um livro com muitas cenas de ação empolgante e personagens carismáticos, a leitura flui rapidamente entre um capítulo e outro sem perder o ritmo. É prazeroso e divertido.

Sabe aquele ditado "nunca julgue um livro pela capa"? Puf... Em tempos de DarkSide dá gosto folhear um livro desses. Capa dura de material aveludado e verniz localizado, papel amarelo de ótima qualidade e até mesmo uma daquelas fitas para marcar a página. É cuidadoso o trabalho gráfico da editora e contribui para tornar a leitura o mais prazerosa possível, mas peca na questão da finalização e revisão do texto, letras faltando, um parágrafo ali no meio um tanto quanto mal redigido, não chega a atrapalhar o momento da leitura, mas alguns leitores mais exigentes podem se incomodar com isso. Contudo, não dá para deixar um livro desses de lado.


You Might Also Like

15 comentários

  1. Já quero ler. Fique super empilhada lendo sua resenha. Vou baixar pra ler se eu encontrar (estou contendo gastos hahah) mas se não encontrar terei que comprar ;)
    Resenha muito bem feita, parabéns e amei as fotos. Darkside é do amor ❤
    Beijo
    www.qadulta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Tenho esse livro a um booooooom tempo aqui em casa, inicie uma vez mas não cheguei a finalizar, sei lá desanimei dele, mesmo sabendo que a história q me espera é boa.

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Ta aí um livro da Dark que eu nunca quis ler, apesar de resenha ter ficado bem convincente, eu passo a dica.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, adorei a história! Vou pesquisar mais sobre livro! Parabéns pela resenha <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oiii, tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse, não achei muito incrível a história assim para me fazer ficar encantada e atenciosa. Ótima resenha e as fotos ficaram lindas.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Tenho os dois primeiros volumes do Ciclo das Trevas, acho as edições super lindas, bem trabalhadas. Fico contente que tenha gostado da obra. A resenha ficou muito boa, assim como as fotos!

    ResponderExcluir
  7. Oioi!

    Caramba! Eu não conhecia o livro, mas sua resenha me deixou interessadíssima!
    Mas a Darkside pecando assim numa edição? Que triste!
    De qualquer maneira, já entrou pra minha lista. Quero muito ler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi.

    Esse é um dos livros da DarkSide que não tenho tanto interesse em ler. Nunca tinha lido nada sobre ele. Já tinha visto a capa pela Amazon, mas nunca parei para ler informações ou opiniões. Foi bem legal ler sua resenha agora e ver que estou perdendo a chance de ler um livro muito bom. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  9. Os livros da Darkside são simplesmente lindos! No entanto já vi muita crítica não só em relação à revisão, mas à história mesmo. Por isso fico com um pouco de medo de encarar os livros deles, mas estou lendo A noiva fantasma e amando! Realmente tem alguns probleminhas de revisão mas não é nada que chega a atrapalhar a leitura.
    Já tinha visto esse livro por aí mas ele não tinha me interessado. Lendo a resenha só consegui pensar EU HEIN, QUE MEDO, MORRERIA DE INFARTO SÓ DE SABER QUE ISSO ACONTECE NO ESCURO
    hahaha

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de fevereiro você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    Quando esse livro foi lançado, fiquei com muita vontade de ler, mas comecei a ler alguns comentários falando que era um livro truncado, difícil de se ler. Acabei deixando de lado e fui dando lugar para outras publicações. Pelo que entendi da sua resenha, essa informação não se confirma - "a leitura flui rapidamente".
    Voltei a ter vontade de ler. è uma trilogia, se não me engano.
    Abraços,
    André, do Garotos Perdidos
    Tem sorteio de 2 livros rolando lá no blog. Não deixe de participar :}

    ResponderExcluir
  11. Olá, o enredo do livro parece ser bem bacana, adoro quando os personagens são o ponto forte do livro *--* A DarkSide sempre capricha na suas edições e essa é mais uma que esta linda, uma pena que tenha esse pequenos errinhos.

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  12. O livro parece uma daquelas leituras instigantes que não queremos largar até chegar no final, e eu com certeza vou querer conferir! Ótima resenha! Parabéns. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu fiquei com um pé atras com essa editora depois de algumas decepções literárias, mas minha irmã está lendo essa série e só faz elogios. Ela fala tanto do Arlen que eu pensei: tenho que ler logo!!! Haha
    Pelo lido você também gostoi bastante da obra apesar dos erros de revisão.
    Abs e parabéns pela resenha ^^

    ResponderExcluir
  14. Oie tudo bem? Poxa, fiquei com muita vontade de ler esse livro agora, resenha maravilhosa.

    ResponderExcluir
  15. Olhei para o enredo desse livro e pensei que daria uma graphic incrível. Não é muito o meu tipo de leitura, mas acho que eu não veria problema em dar uma chance.

    ResponderExcluir