Silêncio por Richelle Mead

julho 17, 2016


A obra Silêncio da autora Richelle Mead é muito interessante, mas bem diferente, quase peculiar. Quando comecei a ler Silêncio, minhas férias estavam começando, assim foi difícil largar a leitura até o fim. A história escrita por Mead marca muito e nos puxa fortemente para o universo criado por ela. Conhecida também por ter escrito os Best-sellers da coleção Vampire Academy (que confesso, não li, pois nunca me chamou atenção, rs). A obra nos traz uma abordagem totalmente nova sobre as dificuldades, e como superá-las, além da reflexão sobre os grandes defeitos do ser humano, aí inclusos a cobiça e tantos outros.

A história se passa em um vilarejo no alto de uma montanha, na verdade, a mais alta de todas da região. O povo do vilarejo vive preso lá em cima a gerações, já que a rota que poderiam usar para descer e prosperar sofreu uma avalanche, bloqueando qualquer passagem e não podendo ser recuperada por mãos humanas. Com as encostas desta montanha sendo íngremes e escorregadias, não há possibilidade de descida para este povo. Além disso, todos ficaram surdos sem explicação plausível muitos anos antes. E agora, a cegueira começa a se alastrar pelo vilarejo. 

A única forma de comunicação com o exterior é um sistema de cabos com a cidade ao pé da montanha, que troca alimentos e produtos (já que não é possível cultivar nada no topo) pelos metais que são minerados pelo povo, que já estão ficando escassos, já que muitos não podem trabalhar por conta da surdez e da cegueira. Neste lugar é que vive Fei e sua irmã Zhang Jing, que tem um dos trabalhos mais renomados do vilarejo, o de artistas (havendo só dois trabalhos possíveis além deste: minerador e fornecedor de suprimentos), recolhendo observações sobre os acontecimentos do dia, e os pintando para que todos possam saber das notícias.  A história inicia com a visão de Zhang Jing diminuindo e ela precisando da ajuda de sua irmã para pintar. Isto, no meio do caos do vilarejo, que cada vez recebe menos suprimentos dos cabos. A única pessoa que pode resolver tudo isso é Fei, que sem saber o motivo, tem sua audição de volta. 

A cada dia que passa minha audição se deteriora mais e mais. Os sons se tornam cada vez mais fracos, cada vez mais distantes. Logo, aquilo que hoje é simplesmente quietude vai ter se transformado em silêncio completo.

Essa obra encanta de todas as formas, seja com os personagens que são únicos e cativam de primeira, até os pequenos detalhes narrados por Fei quando sua audição retorna. Tem um lado totalmente reflexivo, já que vamos percebendo ao longo da história a importância (que quase não damos) da audição e da visão, sentidos tão presentes (para mim), que acabam, na correria do dia-a-dia não nos mostrando sua importância. Além disso, a linguagem, a comunicação também apresentada por Mead como uma necessidade incrível. Assim a história vai sendo tecida, de forma bem delicada, mas ao mesmo tempo abrindo nossos olhos para um mundo novo, pelas próprias experiências da protagonista.

Assim, Silêncio é o tipo de romance para aqueles que querem ação, suspense até a última página, e um amor avassalador, capaz de mudar o mundo.


Contudo, algumas palavras se repetem por toda a parte: mentira, morte e comida. Está claro que a maior parte das pessoas ao meu redor não acredita nas coisas que disse. Parecem estar imaginando que inventei tudo para me safar, e isso deixa meu coração pesado; não por fazerem uma ideia tão mesquinha de mim, mas por terem sido escravizados de tal maneira por este sistema, que agora estão apavorados demais para se libertar.


Obrigada Galera Record pelo envio do exemplar!


You Might Also Like

20 comentários

  1. Olá,
    Também não li a aclamada Vampire Academy mesmo me chamando a atenção rsrs
    Amo vampiros.
    Realmente essa leitura parece ser bem peculiar e intrigante.
    Gostei bastante da resenha e vou procurar o livro para ler.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Livros com essa temática, infelizmente não me chamam a atenção :/

    Vou deixar a dica passar.
    Beijos

    http://blog-myselfhere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A capa até que é legal, mas infelizmente esse livro não me chama atenção.
    Obrigado pela dica e ótima resenha.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  4. A autora é fantástica, e o melhor de tudo... Ela é ruiva... hahah
    Brincadeiras a parte. Se este livro for tão bom quanto a série dos livros de Vampire Academy, estou dentro!
    Que resenha deliciosa de se ler, repeti a leitura duas vezes. Você nem entregou o enredo, e ao mesmo tempo explorou as partes elementares.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Adorei sua resenha! Eu não conhecia o livro,porém ele me chamou atenção! Que capa linda é essa?

    ResponderExcluir
  6. Oiii Fernanda, como vai garota?
    Eu fiquei completamente apaixonada por essa obra, já tinha lido algumas resenhas, mas não boa quanto a sua, com tamanha empolgação, além disso a edição parece estar emocionante e empolgante. Leria com toda certeza.
    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu ainda não li nada da autora, mas confesso que esse livro parece maravilhoso!
    Eu tenho visto bons comentários sobre a obra e isso me anima a ler. Acho a premissa desse livro super interessante e original, e a personagem me parece bem cativante e forte à sua maneira.
    Gostei de saber que o livro proporciona reflexões ao leitor.
    Achei sua resenha ótima e sem dúvidas quero ler esse livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Nunca havia ouvido falar do livro, mas me interessei bastante e pretendo ter a oportunidade de lê-lo. Amei a dedicatória da autora, achei bem tocante. Amei os quotes e parece ser o meu tipo de livro. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  9. Quando o vi na News, não tive muita vontade de ler. Sua resenha mudou um pouco isso, mas não é um livro prioridade sabe? Haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  10. Richelle Mead!! <3 Essa mulher é minha autora favorita depois da Meg Cabot, mas é a escritora da minha série favorita da vida: Academia de Vampiros. Você disse que não leu, porque ela não lhe chamou atenção e eu só tenho uma coisa a dizer: dá uma chance pra ela. Sério, você não vai se arrepender. É uma série maravilhosa!! O primeiro livro é legal e leve, mas não se engane por ele, porque a partir do segundo as coisas tomam outra dimensão e ficam perfeitas. <3
    Voltando a Silêncio... Vi quando lançou, mas não comprei ainda porque estou me preparando psicologicamente. De verdade, a Richelle acaba comigo em todos os livros.
    Adoreeei sua resenha!
    Beijos!
    Laury | http://www.lauryalves.com/

    ResponderExcluir
  11. Que capa linda! Não imaginava do que se tratava a obra. Adorei sua resenha, está bem convincente e certamente me fez querer ler esse livro.
    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Fernando, li em um blog a resenha desse livro e agora fiquei dividida, lá falava que a história não é bem explorada, mas aqui eu senti mais segurança sobre a premissa do livro, estou curiosa para saber o que acontece. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Olá, o enredo parece estar bem diferente e pelos seus comentários a autora soube dosar o suspense para prender o leitor *-* Espero poder lê-lo em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  14. Oie
    apesar de não ter curtido muito a capa parece ser uma boa história para amantes do gênero, ótima dica de leitura

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Entro neste grupo aí que não leu vampire academy também, somente vi o filme e depois vi que algumas pessoas que leram estavam reclamando bastante.
    Achei este livro bem interessante, gostei muito da sua resenha!
    Beijos, Larissa (laoliphant.com..br)

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Já li resenhas falando super bem, e outras dizendo que o suspense passou longe hehehe
    Pelo que entendi é um romance com pitadas de mistério, né?

    http://euinsisto.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá, flor... apesar de ter ouvido falar da autora,.nunca me.interessei em ler a.serie Vampire Academy, pelo fato de nao.me atrair pelo enredo... mas essa obra me parece ter uma.premissa wue não lembra em.nada os outros livros dela... e eu gostaria de ler, fiwuei curiosa com as reflexões que a história pode trazer... fora a ambientação que me agradou demais...
    Bjs...

    ResponderExcluir
  18. no mochilão eu fiquei louca pra ler ele, porque parecia bom, mas ai li uma resenha e desanimei total

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Esse livro foi muito comentado. TIPO MUITO MESMO, mas minha animação para ele é tipo nula.

    ResponderExcluir
  20. Olá, tenho visto ótimas críticas a respeito dessa obra, sua resenha me deixou ainda mais curiosa para conferir...

    Abraços

    ResponderExcluir