Meio Rei por Joe Abercrombie

julho 10, 2016


No reino de Gettland o valor de um homem é medido pela sua capacidade na linha de combate, pelo coração frio diante da violência e pela força que conduz um batalha com o escudo em uma mão e a espada na outra. Em razão disso, Yarvi, filho caçula do Rei Uthrik, por nascer com uma das mãos deformada é considerado um meio homem pela sua família e por todo o seu reino, mesmo guardando dentro de si um outro tipo de força, que não a física: inteligência e uma mente ágil.

Uma vez, depois que seu pai havia batido nele, furioso, a mãe o encontrara chorando. O tolo bate, dissera ela. O sábio sorri, observa e aprende.Depois bate.

O segundo na linha sucessória de sua família, Yarvi optou por abrir mão de sua herança para estudar e tornar-se ministro a serviço do Pai Paz para que assim pudesse aconselhar e curar pelo resto da sua vida, mas o destino tinha outros planos para ele e tudo muda quando recebe a notícia de que seu pai e irmão mais velho foram mortos por uma nação rival, os vanterlandeses, em uma emboscada. Agora Yarvi é Rei.


Assumindo sem preparo alguma a posição que lhe foi "imposta", Yarvi jura que irá se vingar do assassino de sua família, mas o que ele não estava esperando é que fosse tão rapidamente traído, dado como morto e vendido como escravo. Mas, calma, isso não é spoiler. Yarvi foi príncipe, rei e tornou-se escravo em pouco menos de um terço da história, tudo isso para que no primeiro livro da Trilogia Mar Despedaçado acompanhássemos uma empolgante jornada de amadurecimento e vingança, afinal um ministro representa o Pai Paz, mas um bom ministro não é estranho à Mãe Guerra (não podia deixar escapar essa referência). Ah, deixa eu te contar mais uma coisa: é uma obra infanto-juvenil que não subestima o leitor mais jovem durante o crescimento do personagem principal.

Yarvi percebeu que a Morte não faz reverências para cada pessoa que passa por ela, não estende o braço respeitosamente para mostrar o caminho, não diz palavras profundas nem destrancava cadeados. A chave em seu peito nunca é necessária, porque a Última Porta está sempre aberta, não importando o status, a fama ou as virtudes. Há uma fila interminável para passar. Uma procissão cega, inexaurível.

Esse é meu primeiro contato significativo com uma obra do Joe Abercrombie e estou extasiada com a escrita do autor. Ele começou o livro, engrenou em um ritmo e não parou por um instante, temos ação, traição, sobrevivência, vingança, reviravoltas, etc. Por isso Meio Rei me surpreendeu de forma bastante positiva desde o seu início, o autor acertou em cheio e escreveu aquele tipo de livro capaz de fazer um leitor mergulhar na narrativa de uma vez só, por alguns instantes tudo o que importa é você e o livro. A passagem do tempo, o enredo e a escrita do autor são dotados de uma qualidade significativa.

Cartada de mestre da Editora Arqueiro para quem deseja ler bons livros nessas férias de inverno. Recomendo Meio Rei para todas as idades, aos admiradores de literatura fantástica de boa qualidade que precisam levar um livro para ler na mochila/bolsa que não possa ser pesado, e também para aqueles que desejam ser introduzidos e surpreendidos por esse universo.


Editora Arqueiro, muito obrigada pelo envio do exemplar!

You Might Also Like

21 comentários

  1. Oie,
    Adoro os livros da Arqueiro e AMO livros de fantasia. Vou adicionar este à minha lista, com certeza!
    Já conhece O Nome do Vento? (também da arqueiro)
    Tem a mesma pegada de Meio Rei... eu acho..
    Recomendo!! Se quiser saber mais, tem resenha la no blog.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel
    relicariodepapel.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jéssica! Eu tenho guardadinho aqui "O Nome do Vento", mas ainda não o li, estou aguardando para uma ocasião especial :)
      Pode deixar que conferir sua resenha!

      Excluir
  2. Olá,

    Sou muito fã de livros de fantasia e se antes eu já estava com vontade de ler esse livro, agora estou mais animada ainda. Gostei muito da sua resenha, conseguiu expressar bem o que esperar da obra.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Viviane! Fico super contente de ter despertado seu interesse, espero que você possa ler Meio Rei em breve :)

      Excluir
  3. Olá!
    Eu nunca li nada do autor, mas quero muito ler esse livro!
    Fiquei super interessada e enquanto lia sua resenha, pensava que facilmente esse livro daria um (bom) filme.
    A premissa é muito interessante, a história parece ter bons personagens e tô curiosa sobre toda a traição e as reviravoltas do livro.
    Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jess! Com toda a certeza Meio Rei seria um filme incrível, eu adoraria assisti-lo com toda a sua ambientação e personagens, quem sabe um dia...

      Excluir
  4. Ola.
    Também amo os livros da Arqueiro. Mas não leio muito fantasia e série então me deixam louca da vida rs
    Gostei muito da sua resenha, da forma como escreve, se expressa muito bem.
    Mas acho que não leria o livro.
    Bjs
    www.mundoliterando.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante da premissa, realmente acontece muita coisa nesse primeiro livro, então eu suponho que ação é o que não falta. Gostei muito da sua resenha e vou anotar a dica! Beijão

    ResponderExcluir
  6. Olá, ótima resenha,mas não gosta muito de nada que envolva guerras, batalhas e coisas do gênero, então irei passr a dica, bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Marina!
    Ainda não tinha ouvido falar desse livro, gostei do enredo e da sua resenha, vou colocar na minha lista de livros de aventura. Bjão!
    Já estou seguindo seu blog ;)

    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Do Joe, sempre quis ler O Poder da Espada, que falam muito bem dele. Este eu não conhecia, mas pela tua resenha, fará que com que eu leia ele no futuro.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Essa resenha veio na hora certa para mim. Faz tempo que estou lendo apenas determinados gêneros, mas agora quero sair da minha zona de conforto. Meio Rei parece ser muito interessante e realmente cheio de reviravoltas. Dica anotada!
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  10. tenho boas recomendações sobre o autor, e penso em ler algo dele mas não sei por onde começar... talvez essa obra fosse uma boa opção..

    legal ele não perder o pique na narrativa, leituras cansativas me fazem desistir, o que parece não ser o caso dessa obra... e tô precisando ler uma boa Fantasia...
    bjs...

    ResponderExcluir
  11. Cheguei a conhecer alguns livros do autor, mas sem lê-los. Esse é novidade pra mim, e gostei bastante da premissa! Parece ser uma fantasia bem interessante, desde o título até o desenvolver do enredo. irei procurar saber mais com certeza! Valeu pela dica! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curte aí!

    ResponderExcluir
  12. Olá, não conhecia o livro, mas já fiquei mega curiosa *-* Parece ter um enredo cheio de reviravoltas e bem desenvolvido *-* Vou anotar a dica e ler assim que tiver chance.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  13. Oie
    não sei se já conhecia o livro mas está bem interessante para quem gosta do gênero, dica anotada para recomendar a alguns amigos que vão adorar

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, gosto do gênero e ainda mais de livros que trazem o mapa do reino o qual a história se passa...parece que o autor transporta o leitor para mais próximo do enredo.

    Não conhecia a obra e já anotei a dica!

    ResponderExcluir
  15. Estou muito empolgada com a leitura desse livro, esperando ansiosamente que ele chegue por aqui.
    Não fazia ideia de que ele era tão cheio de aventuras e reviravoltas.
    Estou ansiosa por começar logo a trilogia.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  16. Oi!!
    Geralmente os livros nesse estilo são cheios de ação e traição, eu fiquei tentada em pedir ele quando foi lançado, mas resolvi esperar para ler algumas resenhas. Nossa o livro te surpreendeu e agradou mesmo, agora eu sei que posso colocar ele na minha lista de leitura sem medo.
    Adorei a resenha.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  17. Quero muito ler esse livro, parece ser muito emocionante! Mas ultimamente eu só tenho lido livro de fantasia, então to tentando escolher umas leituras mais diferentes. Mas com certeza vou ler este!

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  18. Oii
    Estava bem querendo conhecer o autor, mas estava com um pouco de medo desse livro por ser infanto-juvenil. Tu me acalmou um pouco quanto à isso. Agora estou bem mais empolgada para essa leitura. O chat é ter que esperar as continuações. Hehe
    Bjs
    perfectpick001.blogspot.com.br

    ResponderExcluir