Perdido em Marte escrito por Andy Weir

novembro 06, 2015

Se o oxigenador quebrar, vou sufocar. Se o aproveitador de água quebrar, vou morrer de sede. Se o Hab romper, vou explodir. Se nada disso acontecer, vou ficar sem alimento e acabar morrendo de fome.
Então, é isso mesmo. Estou ferrado.

Eu nunca havia lido nenhum livro sobre astronautas, apenas visto alguns filmes quase sempre focados muito mais no lado psicológico dos personagens envolvidos, mas esqueça um pouco sobre essa parte ao ler a obra de estréia do autor Andy Weir. Como seria sobreviver em Marte? Isso mesmo que você leu, sobreviver.


Em Perdido em Marte acompanhamos o engenheiro e botânico Mark Walley, atualmente astronauta, a décima sétima pessoa a pisar em Marte e, o que tudo indica, a primeira pessoa a morrer por lá. Tudo aconteceu quando a equipe da missão Ares 3 foi castigada por uma forte tempestade de areia, obrigando-os a abortarem sua missão e partirem do planeta. Mark foi dado como morto ao ter sido arremessado para longe quando uma das antenas de comunicação rasgou seu traje espacial. Era impossível que ele tivesse sobrevivido, mas como o próprio personagem diz "foi uma sequência ridícula de acontecimentos que quase me fez morrer, e uma sequência ainda mais ridícula que me fez sobreviver".

Contudo, como todo bom personagem e dotado do instinto humano de sobrevivência, Mark fará de tudo para se manter vivo no planeta vermelho, apesar das suas perspectivas não serem boas. Sem comunicação, com comida contada para seis pessoas sobreviverem a 31 dias de missão e com alguns litros de água, o destino parece zombar do nosso protagonista. Max vai ter que plantar batatas se não quiser morrer de fome e usar de tudo o que tem a seu favor.


Fiquei surpresa pela leitura de Perdido em Marte, por ser um livro muito ligado a parte teoria/prática de sobreviver em um planeta desértico, lidando desde problemas com trajes, até como produzir água. Fiquei confusa em algumas passagens, mas talvez por desconhecer ou não estar muito ligada ao assunto, eu nunca fui uma boa aluna em química. Assim, em determinado momento, quando pensei que o livro poderia ter se tornado cansativo com o bombardeamento de informação, o autor passou a explorar mais sua narrativa através de outros pontos de vistas.

Marte e a minha estupidez continuam tentando me matar.

Não tenho dúvidas que a adaptação cinematográfica possa ter ficado muito boa, se encontrado o equilíbrio certo. Mark é um personagem que pode causar um pouco de aversão, ele sempre está fazendo piada nos piores momentos. Contudo, como estamos acompanhando um diário de bordo, não há como saber realmente o que se passou na cabeça dele durante todo o tempo, mas se você pegar uma ou outra referência consegue perceber quando ele não está bem.


Bom, enfim, gostei muito da leitura de Perdido em Marte é super recomendado para quem um dia sonhou/sonha em ser um astronauta ou pensa um dia morar em marte. Obrigada a Editora Arqueiro pelo envio desse exemplar!



Confira o blog em outras redes sociais:
Instagram /// Twitter /// Facebook /// Bloglovin /// Goodreads /// Skoob

You Might Also Like

8 comentários

  1. Olá :) Adorei a sua resenha, fez eu ficar com vontade de ler, gostei muito do assunto do livro, é diferente e interessante. :) Fiquei com vontade de ler livros com essa temática. É uma ótima forma de obter informações sobre astronautas. :D Beijos!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks/

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curiosa para ler esse livro depois que vi o vídeo que Arqueiro publicou dele. Essas coisas de astronauta nunca me deixaram super curiosa. Com tudo depois que passa o "bummm" do livro acho que leio!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Olá; estou curiosíssima para ler esse livro, não tenho nenhuma vontade de sair da Terra, mas acho tramas que envolvam o espaço e outros planetas super interessantes.

    ResponderExcluir
  4. Muitos estão falando desse livro e já confesso que estou querendo muito ler! Espero não demorar muito e assim ver como é.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?
    Apesar de Perdido em Marte estar super bem falado pela blogosfera, essa temática de viagem espacial não me agrada e me deixa com um pé atrás para realizar essa leitura, então ainda não sei se lerei esse livro, mas quem sabe...

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu quero muito ler esse livro! A premissa é ótima e parece ser uma história incrível. Confesso que também tô curiosa para assistir a adaptação cinematográfica, espero que tanto o livro quanto o filme alcancem minhas expectativas.
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Confesso que também não li nada sobre astronautas, mas vi tanta propaganda do filme que fiquei curiosa em relação, ainda não vi a adaptação.
    Adorei a resenha e as fotos, espero poder ler o livro em breve.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Adorei sua resenha. Percebi que o livro é ainda melhor do que o filme… Não sei, pela sua crítica notei que é mais completo e algumas cenas certamente nos envolvem mais do que a adaptação nas telonas poderia fazer. Se ao assistir ao filme já me encantei, imagino que ao ler essa obra vou me sentir fascinada pela inteligência e criatividade dos personagens.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir