O Príncipe de Westeros e Outras Histórias organizado por George R.R. Martin & Gardner Dozois

julho 02, 2015


Malandros, vigaristas... Todo mundo ama um canalha. Esses personagens cinzentos que conquistam a cada dia mais fãs no mundo todo, recheiam as páginas de O Príncipe de Westeros e Outras Histórias em diversos cenários além do fantástico. Afinal, por que se entediar no consultório da sua dentista quando você pode estar em Lugar Nenhum procurando por um casaco? Quem não gostaria de ser durante a manhã um ladrão de quadros, a tarde vender uma mentira em troca de favores e a noite tornar-se um Príncipe de Westeros?

Publicado em maio pelo Selo Saída de Emergência, esse é um livro feito para atingir todos os gostos e paladares literários. Tem suspense, ação, steampunk, fantasia, ficção histórica... E é claro, tem autores super conhecidos e outros que por enquanto não são conhecidos nossos. 

Era neto de rei, irmão de rei, marido de uma rainha.

Devo confessar de antemão, que é assustador descobrir a dificuldade de se escrever uma resenha sobre 10 contos, afinal todos possuem alguma particularidade. Óbvio que alguns são melhores que os outros, mas por serem diferentes em vários aspectos, tanto de narrativa quanto de gênero, o que é melhor para mim pode não ser para você. Por exemplo, o conto de David W. Ball, Proveniência é uma ficção histórica e eu adoro esse gênero, a maneira como o autor reconstrói a história deve ser tão fechada que isso exige alguns parágrafos de descrições históricas, assim o que para uns é fascinante, para outros pode ser considerado lento em seu desenvolvimento. Não sei se vocês me entenderam.


Bom, devo dizer que os autores já conhecidos não deixarão a desejar, continuam tão majestosos em seus contos quanto em seus romances. Neil Gaiman visita novamente a Londres de Baixo que conhecemos através de seu romance Lugar Nenhum, George R.R. Martin nos brinda com a história do príncipe Daemon Targaryen digna de ser contada ao redor de uma fogueira e Scott Lynch nos apresenta mais uma fora da lei tentando roubar algo aparentemente impossível de ser roubado. Ok, agora você pode estar falando: Hei! E Patrick Rothfuss e Gillian Flynn? Pois é, seus contos foram meu primeiro contato, pois ainda não li O Nome do Vento e nem Garota Exemplar, contudo, podem ter certeza de que corrigirei essa falha até o final do ano, pois adorei a narrativa de ambos os autores. Por um erro de percurso acabei conhecendo Bast, personagem de O Nome do Vento, antes de Kvothe.

Uma menção honrosa, não apenas para David W. Ball, mas também a Phyllips Eisenstein com seu conto A caravana para lugar nenhum que narra a aventura do personagem Alaric, o Bardo, ao atravessar um deserto onde miragens são capazes de enlouquecer um homem, bem como Paul Cornell com sua trama steampunk sobre manipulação de viagens por dobras multidimensionais no espaço. Temos também Joe R. Lansdale, com um thriller empolgante, e Connie Willis, que nos mostra uma mistura interessante de cinema e ficção científica.


Acho que O Príncipe de Westeros esta mais do que recomendado para todos os leitores! Aguardo ansiosamente pela segunda parte da antologia Rogues, que conta com outros 10 contos, entre eles mais uma história escrita por George R.R. Martin envolvendo a dupla Dunk & Egg, além dos autores Garth Nix, Joe Abercrombie e Cherie Priest.

Obrigada a Saída de Emergência que cedeu esse livro para resenha :)

You Might Also Like

16 comentários

  1. Este livro está na minha lista já tem um bom tempo e ainda não tive a oportunidade de comprá-lo. Contos inteligentes para todos os gostos tem que ser ótimo e valer a pena ser lido, gosto dos autores e quem nunca gostou de um canalha e é claro até que se descubra!
    Beijo
    Mila-Scraplivros

    ResponderExcluir
  2. sse livro é praticamente uma fusão de ementos que me atraem na literatura... amo contos, tem Gaiman e George Martin <3
    tem Thriller, personagens considerados 'bad boys' como sendo o centro das histórias, ficção científica... como não ler???

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é muito amor, eu preciso dele para VIVEEEEERRRR! E eu nem sabia que tinha a Londres de baixo antes da sua resenha, eu tô hiperventilando, vou ter um treco! Hauhuhahuahua

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Estou doida para ler esse livro! Por reunir nomes de peso, principalmente George R. R. Martin!
    Já li algumas resenhas e cada vez me encanto mais.
    Espero lê-lo em breve.
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Todas as resenhas que tenho lido sobre esse livro são positivas! E, sinceramente, estou ficando bem curiosa para lê-lo. Mas, vou deixar mais para o futuro, já que agora estou com uma pilha de leitura enorme.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?
    Eu estou ansiosa para ler esse livro.
    Pretendo fazer a leitura agora em julho.
    Amo contos e acho que esse livro vai entrar para o meu top.
    Martin ♥

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  7. Eu não sou muito fã de contos, mas esse livro me chamou a atenção porque reúne vários autores de quem gosto. Ou seja: acabarei lendo-o qualquer dia desses.

    Beijo!

    Wink

    ResponderExcluir
  8. Não sabia que terá um segundo volume dessa antologia, interessante...
    Quero muito ler esse livro! O conto do Neil e o do Martin são os que mais me chamam atenção, mas pela sua resenha acho que irei gostar da maioria! :D
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá!!
    Eu não vejo a hora de ler esse livro! Infelizmente me atrasei nas leitura e não pude desfrutar das maravilhas desses contos. Espero conseguir ler ele em julho e acabar de vez com a minha curiosidade por cada uma dessas histórias que, pela sua resenha, parecem ótimas!! <3
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  10. Olá, toda resenha que leio desse livro fala tão bem dos contos que eu não tenho porque não querer lê-lo <3 pero poder lê-lo em breve e conhecer um pouco sobre a escrita de alguns de seus autores que ainda não conheço.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu ainda não li nada de nenhum desses autores, mas sei que escreveram obras que são muito bem faladas por todo lugar e morro de curiosidade para lê-las!
    Adorei a proposta desse livro, espero que os contos me agradem também!
    Amei a resenha!
    Beijão!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  12. Eu parei de acompanhar as coisas do Martin em protesto a falta do sexto livro, então não tenho lido nada relacionado à ele. Confesso que quando vi esse livro fiquei muito tentada, mas vou continuar a minha empreitada. Quando o sexto livro chegar eu vou ter muita leitura desse autor acumulada.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  13. Eu gosto pra caralho dos livros do George, contudo é meio que amor e ódio sabe? Fiquei morrendo de raiva que esse fdp ainda não lançou o próximo livro das crônicas do gelo e fogo. Eu comprei esse livro, mas to tentando me segurar ao máximo, para só ler, depois que ler o sexto livro. Contudo, depois de ver tantas resenhas boas como a sua, talvez eu falhe nessa jornada


    http://teoremasdamimosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oii!

    Nunca li nenhum livro do George e quero logo ler um dele pois muitas pessoas adoram então esse livro vai para a lita de desejos ^^

    Beijos, Amanda ^^
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  15. Oii, tudo bem?
    Achei esse livro bem interessante, já vi várias resenhas dele. Ele reúne vários escritores ótimos, isso é bem interessante né? Tem um pouquinho de cada em um livro.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  16. Ahhh, eu n sou muito de ler contos, mas fiquei super interessada nesse, já li várias resenhas positivas sobre ele
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir