As Mentiras de Locke Lamora por Scott Lynch

junho 02, 2015

A regra de Locke Lamora era a seguinte: uma boa trapaça exigia três meses de preparação, três semanas de ensaio e três segundo para ganhar ou perder para sempre a confiança da vítima. Dessa vez, ele pretendia passar três segundos sendo esganado.

Simba: "Lá vem aquela humana atrapalhar meu sono de beleza"
Publicado originalmente em 2006 pela editora britânica Gollancz, As Mentiras de Locke Lamora chegou ao Brasil através da Editora Arqueiro no ano passado. Primeiro livro da Série Nobres Vigaristas, finalista dos prêmios World Fantasy e British Fantasy, atualmente já conta com duas de suas continuações publicadas em solo brasileiro: Mares de Sangue e A República de Ladrões, todos os quais terei o maior prazer de resenhar aqui no blog após o término de suas leituras. 

Minha pequenina história com esse livro é peculiar porque adorei a leitura, mas por algum motivo obscuro, talvez o destino, apenas na terceira vez que tentei lê-lo é que consegui chegar ao seu final, mas espera... Isso não significa que o livro é ruim, porque não é nenhum pouco!

- Pulga, Locke é nosso irmão e nosso amor por ele não tem limites - falou Calo. - Mas três palavras mais fatais de toda a língua terim são "Locke teria apreciado".
- Comparáveis apenas a: "Locke me ensinou um truque novo" - emendou Galdo.
- A única pessoa que se safa com os golpes de Locke Lamora...
- ... é Locke Lamora...
- porque nós achamos que os deuses o estão poupando para uma morte realmente grandiosa. Algo com facas e ferro incandescentes...
- ... e cinquenta mil espectadores aplaudindo.

Com um enredo cheio de reviravoltas, Scott Lynch entregou em nossas mãos a empolgante história do Espinho de Camorr, um ladrão capaz de realizar inúmeras façanhas ao roubar dos ricos para dar os pobres... Só que não! Afinal, essa não é a história de Robin Wood, e sim de Locke Lamora e seus comparsas Jean, Calo, Galdo e o pequeno Pulga, ou melhor dizendo, os Nobres Vigaristas. Eles são golpistas, ladrões rigorosamente treinados pelo Padre Correntes sacerdote do Treze Sem Nome, Vigia dos Ladrões, o Guardião Torto também denominado de Pai dos Pretextos Necessários.


Em nosso palco principal está a cidade de Camorr, um lugar cujas regiões mais pobres são tomadas por ladrões, enquanto os nobres se baqueteiam em seus palácios, seguros de que sua fortuna estará protegida devido a Paz Secreta, mas não quando os Nobres Vigaristas caminham entre eles acumulando suas riquezas através de minuciosas trapaças. Contudo, como toda boa história, sabemos que em algum momento nossos protagonistas precisam ser tirados de sua zona de conforto, para Locke isso acontece no momento em que ele e seu grupo se encontram perigosamente no meio da disputa de poder entre o líder dos ladrões Capa Barsavi e o desconhecido Rei Cinza, fato que acarreta a morte de uma série de ladrões.

- Você é um terço de más intenções, um terço de pura avareza e um oitavo de serragem. Imagino que o resto deva ser o cérebro.

Oh, céus! Minhas expectativas estavam lá no alto e foram maravilhosamente superadas pela escrita de Scott Lynch e o carismático grupo que dá nome a série, eles foram criados para conquistarem através do seu humor e sarcasmo. Sem contar, obviamente, que a história é original e tem tudo o que um leitor de ficção fantástica adora, uma aventura atrás da outra, uma história cheia de camadas e reviravoltas incríveis. Já contei que o autor faz uso de flashbacks para explicar um pouquinho mais sobre o passado dos Nobres Vigaristas ou eventos que irão influenciar na narrativa?

As Mentiras de Locke Lamora fechou o seu arco perfeitamente, deixando a sensação de “O que eu faço com minha vida agora?”. Foi quando eu olhei para minha estante e senti meus olhos brilharem, afinal eu já tenho a continuação. Yeah! E você ai, está esperando o quê? Esse livro esta mais do que recomendado...


You Might Also Like

16 comentários

  1. Adorei a resenha! Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas agora fiquei bem curiosa.
    Seu blog é muito fofinho, viu?
    Beijos :)
    Se quiser visitar o meu blog, vou ficar feliz:
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com.br/2015/06/aniversario-da-escritora-paula-pimenta.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, fico contente que tenha gostado do blog, ele é feito com muito carinho XD
      Pode deixar que vou lhe fazer uma visita. Bjoks!

      Excluir
  2. Não conhecia o livro, mas gostei da premissa e achei a trama bem diferente. Você deixou claro, o quanto gostou do livro e os personagens parecem ser bem escritos, assim como a narrativa. Vou pesquisar mais sobre eles. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
  3. Locke é bem Robin Wood.
    Eu não tinha ouvido falar desse livro, mas acho que já vi da continuação.
    Adorei a parte que você disse que eles ganham pelo humor e sarcasmo, acho que por isso me ganharia.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  4. Já tinha ouvido falar do livro, mas não achei que era tão incrível assim. :O
    Quero muito ler! *-* Adorei essa capa e saber que é série <3
    Espero gostar também!
    http://www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Nossa, sua resenha está incrível! Não sou muito fã deste gênero, mas fiquei curiosissima para ler este livro com a sua resenha, pois ele realmente parece ser muito bom. Adorei.
    Beijos
    Carol
    www.sobrevicioselivros.com

    ResponderExcluir
  6. Oii, tudo bem com você?
    Já conhecia o livro mas ainda não havia lido resenha dele, a capa que me encantou, achei muito bonita, e até agora eu não sabia que tinha continuação, haha. Bom, adorei sua resenha, e vi que você amou o livro, fiquei mais curiosa ainda para ler ele, e claro, as continuações né, hehe.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei sua resenha e sempre vejo muito gente falando bem desse livro, mas é uma história que não me atrai nem um pouco :/ quem sabe quando eu pegar pra ler, ele me surpreenda.

    Beijos
    http://www.breakingfree.blog.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, esse livro parece ser cheio de aventuras e reviravoltas, acho que desde que ele foi lançado tenho vontade de lê-lo e sua resenha só me deixou com mais vontade ainda, apesar de que eu não sabia que se tratava de uma serie o que ultimamente venho evitando começar...

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  9. Olá. gostei muito da sua resenha, bem escrita e boa de se ler. Até me fez ficar com vontade de ler o livro, parece o tipo de história agitada e que eu gostaria de ler.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oiii.
    Adorei sua resenha.
    Mas infelizmente eu não curto muito livros desse gênero, mas fico feliz do livro ter ultrapassado suas expectativas, isso é maravilhoso quando acontece né?

    Agora, que gato mais lindoooo, amei. Tenho um igualzinho e outro mais escuro e gordão kkkk amo gatos.
    Beijos
    Coleções Literárias
    Participe do Top Comentarista

    ResponderExcluir
  11. Oiii, tudo bem? Adorei sua resenha e conhecer o livro, pois nunca tinha lido nada sobre ele, até agora. Isso de tentar ler um livro várias vezes e só depois conseguir concluir e descobrir o quão bom ele é aconteceu comigo, o livro foi O Hobbit. Acredito que existe hora certa para tudo, inclusive para as leituras.
    O que me desanima nessa serie é o tamanho, mas ok, quando o autor é bom isso não tem muita importância. Já coloquei nos desejados.
    Beijos
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu preciso muito colocar esse livro na minha estante. Eu vejo muitos blogs comentarem sobre ele, e cada vez mais eu fico empolgada com o livro. Acho que ele tem um enredo diferente, interessante e cheio de elementos que sempre me conquistam. Quero muito!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Parece ser muito interessante. Vou colocar na minha lista. Beijos
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Obrigada por me fazer querer morrer agora, eu estou louca nesse livro. Nunca entra em promoção e eu PRECISO agora pra vida. Você já leu o nome do vento? Eu sinto que vc teve a mesma reação com esse livro que eu tive com ele. E que sorte vc ter o segundo pra continuar.... estou invejando har.
    ps: adorei suas fotos e o gatinho ali Myow!

    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bom?
    Já li tantos comentários negativos quanto positivos desse livro. A história parece interessante, mas o universo fantástico não enche muito meus olhos. Além disso, estou fugindo de séries, mas fico feliz que finalmente o livro tenha te cativado.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir