Sombra e Ossos por Leigh Bardugo

setembro 11, 2013

"Você está tremendo", disse ele.
"Eu não estou acostumada com gente tentando me matar."
"Sério? Eu nem dou mais atenção."


EDITORA: Gutenberg
ISBN: 9788582350638
ANO: 2013
PÁGINAS: 288

RESENHA: Se a primeira impressão é a que fica, Leigh Bardugo começou e terminou com o pé direito seu trabalho de estréia. Sombra e Ossos, primeiro livro da Trilogia Grisha, é uma fantasia jovem adulto surpreendente.

Alina Starkov é uma órfã de guerra e não está a espera de algo grandioso em sua vida, ela é o tipo de pessoa que não atraí a atenção dos outros para si. Trabalhando como assistente júnior de cartógrafo para o Primeiro Exército, é sua primeira expedição a Dobra das Sombras, também conhecida como o Não Mar, uma faixa de escuridão absoluta e solo infértil que guarda terríveis criaturas e separa o seu reino de uma região portuária muito importante para o comércio.

O mundo vivo tinha desaparecido. A escuridão caiu ao nosso redor, negra, leve e absoluta. Estávamos na Dobra.

É nessa viagem a Dobra que AlinaMaly, seu melhor amigo por quem nutre uma paixão secreta desde a infância, ser brutalmente atacado por um Volcra. Assim, sem pensar duas vezes, naquele momento ela o protegê com seu próprio corpo e ao fazer isso descobre que guarda dentro de si mesma um poder que nunca imaginou possuir. Ela é uma garota Grisha, uma elite poderosa de soldados do Segundo Exército e Mestres da Pequena Ciência liderados pelo misterioso Darkling.

As páginas vão passando, você vai folheando e quando menos se espera já esta mergulhando de ponta cabeça em um mundo onde as aparências enganam qualquer pessoa e o poder está nas mãos de quem menos se espera. Para uma introdução, Sombra e Ossos é capaz de nos entreter já em seus primeiros capítulos, pois a narrativa simplesmente flui sem demora.

Tudo no mundo podia ser dividido nas mesmas pequenas partes. O que parecia mágica era, na verdade, os Grishas manipulando matéria em seus níveis mais fundamentais.

Alina é jogada em um mundo desconhecido, bem longe de sua zona de conforto, uma espécie de cordeiro indefeso no meio de inúmeros lobos. Suas atitudes me incomodaram um pouco no início, mas fui considerando de onde ela veio e para onde foi levada, praticamente do dia para a noite. Em determinados momentos ela se tornava uma personagem um tanto ingênua e deslumbrada com tudo o que os Grishas tinham a lhe oferecer, ela se estabilizava e simplesmente aceitava sua condição, deixando que os outros lhe dissessem o que fazer. Mas, pensando no final de toda sua trajetória, ela é uma camponesa sem a menor noção sobre poder e com uma enorme responsabilidade nas mãos, Alina acaba sendo impulsionada durante o decorrer da história a crescer junto com seu poder para poder sobreviver.

Por fim, os elementos da mitologia russa e os cenários contribuem de maneira significativa para nos deixar cada vez mais atraídos pelo enredo criado por Leigh Bardugo. Sem contar, a edição cuidadosamente trabalhada pela Editora Gutenberg, a capa aveludada com verniz localizado nos detalhes e o trabalho de diagramação impecável. Sombra e Ossos é um livro recomendado para quem curte uma boa fantasia jovem adulta!

"Ele não é algo separado de você", Baghra disparou. "Não é um animal que foge de você ou escolhe se virá ou não quando chamado. Você pede ao seu coração para bater ou aos pulmões para respirar? O seu poder responde a você porque é esse o propósito dele, porque ele não pode evitar servi-la."
Nota: 4.5 de 5

You Might Also Like

6 comentários

  1. Muita gente já me recomendou esse livro, disseram que é maravilhoso, um daqueles que você PRECISA ter na estante. E eu to aqui né, morrendo de amores por ele. <3
    Eu sou SUPER fã da temática e colocar uma mitologia russa bem no meio deve ter ficado perfeito. Sério, já quero esse livro aqui e já. O problema é que é trilogia, né? Poxa, ando fugindo de livros com continuação. :(

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente gostei do livro, vale a pena ter na estante, mas é uma trilogia infelizmente e cai também naquele problema da expectativa do segundo livro... Vamos ver.

      Beijo Luara, obrigada por comentar!

      Excluir
  2. Oiee
    A capa do livro já chama atenção por si só...
    Após ler sua resenha fiquei ainda mais com vontade de ler...
    É triste quando temos que aguardar as continuações não é mesmo? Às vezes deixo de ler livros com continuação até sair todos... hahaha

    Beijão

    Lylu
    Relíquias da Lylu - http://reliquiasdalylu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, eu prefiro muitas vezes deixar para ler os livros quando saem todos também, ou o segundo livro... Mas havia gostado tanto de Sombra e Ossos que resolvi comprar logo na estreia XD... Beijos

      Excluir
  3. Quase trouxe um exemplar desses pra casa na última vez que fui à livraria. Já vinha querendo ler antes de ter sido lançado aqui, tinha visto umas resenhas gringas e curtido. Mas o problema pra mim, e o que me fez não comprá-lo até agora, é a tal da temática young adult. Não gosto e até hoje tive poucos encontros bons com livros do gênero.
    Mas a verdade é que eu, ainda assim, tô bem curiosa a respeito de Sombra e Ossos. E no final das contas sou uma eterna apaixonada por Fantasia, e provavelmente vou trazê-lo pra morar aqui na estante na minha próxima visita à livraria haha

    Bjos, Marina! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu procuro sempre alternar os livros para não ler somente YA pq as histórias se tornam muito repetitivas, a fantasia na história é um elemento bom, espero q a autora aborde bastante no próximo volume e não cai na fórmula do romance em primeiro lugar XD

      Excluir