Tem o meu coração de leitora nas mãos esses autores de fantasia que na obra de estréia já começam com o pé direito. Acho que vocês já podem imaginar que Brent Weeks é um deles, pois, então... Caminho das Sombras, publicado originalmente em 2008 e lançado no Brasil através da Editora Arqueiro em março desse ano, é o primeiro livro da Trilogia Anjo da Noite.
Quando eu digo "mate", você mata. Não no dia seguinte, nem cinco dias depois. Você mata no mesmo segundo. Sem hesitação. Sem dúvidas. Sem titubear. Obediência. Entende essa palavra? Eu sou mais experiente. Você não sabe de nada. Você é isso que está na sua frente. Fraqueza. ImundÃcie.
Azoth veio das Tocas, a parte pobre e imunda de Cenaria, dominada por inúmeros bordéis, guildas de assaltantes e crianças órfãs sob o controle da organização Sa'káge. Sofrendo constante agressões de todos os tipos, Azoth ao onze anos é um garoto que sabe o significado de viver constantemente com o medo, mas tudo parece ruir quando ele compra uma briga com Rato, o Punho de sua guilda prestes a assumir o poder, é tudo uma questão de tempo, ele promete infernizar a sua vida e a de seu dois únicos amigos, Jarl e a Menina-Boneca. Essa ameaça podia ser considerada sua sentença de morte, mas a esperança surge quando pela primeira vez cruza o caminho de Durzo Blint.
Durzo Blint é o melhor derramador de todos os tempos, as sombras da noite o acolhem e sua fama o precede, tonando-o uma lenda viva, o melhor entre os melhores dos assassinos. Ele é a esperança de Azoth, que deseja se tornar o seu aprendiz.
Em contrapartida, para isso acontecer Azoth deverá adotar uma nova identidade, atendendo pelo nome de Kylar Stern, abandonando sua antiga vida para mergulhar fundo em seu treinamento e adotar uma vida solitária. O assassino perfeito não tem vÃnculos, apenas vÃtimas.
Em contrapartida, para isso acontecer Azoth deverá adotar uma nova identidade, atendendo pelo nome de Kylar Stern, abandonando sua antiga vida para mergulhar fundo em seu treinamento e adotar uma vida solitária. O assassino perfeito não tem vÃnculos, apenas vÃtimas.
O mundo construÃdo por Brent Weeks instiga o leitor. Azoth/Kylar começa como aquele personagem clichê que adoramos, vai crescendo com o passar das páginas diante dos nossos olhos, suas fraquezas são postas a prova todo o instante, uma vez que Durzo o treina a ferro e fogo para que se supere dia após dia, mas a sua força de vontade é tão grande que cria aquela famosa empatia entre leitor e personagem.
Mas não pense que somente ele terá a sua história desenvolvida, os outros personagens foram todos muito bem utilizados, possuem a sua própria história, cada um com seu papel muito bem encaixado para mover a trama, nenhum meramente descartável. Durzo e sua história guardam de nós inúmeros segredos, a cortesã Mama K, que participa significativamente do aprendizado de Azoth, também foi ganhando seu espaço, Logan Gyre, uma das novas figuras na vida de Azoth quando se torna Kylar, é aquele nobre cavaleiro de armadura dourada das histórias que ganhou toda uma subtrama bem desenvolvida, até mesmo Solon, tutor de Logan, tem muitas coisas a nos revelar, sem contar as figuras da antiga vida de Azoth.
A vingança vem de um amor pela justiça e de um desejo de reparar os erros. Mas a vingança é uma maldição. Três faces tem o Anjo da Noite, avatar da Retribuição: Vingança, Justiça, Piedade.
Caminho das Sombras, não minto, talvez tenha uma ou outra coisa confusa para mim em sua passagem de tempo e desenvolvimento, mas o fato é que me deixou empolgada com uma série de reviravoltas ao longo do seu caminho. Por exemplo, ela tem a sua parte de fantasia também, não desejei contar sobre ela aqui, pois no inÃcio como eu não sabia do que se tratava e como seria desenvolvida, descobri com surpresa e empolgação durante a leitura algo que pode ser ainda mais expandido com toda a questão de intrigas polÃticas e uma possÃvel profecia. Já contei que tem intriga polÃtica? E uma possÃvel profecia? rsrs...
Por essas razões não contei tudo e nem gostaria de contar, deixo que você descubram sozinhos assim como eu. Chega por hoje, está mais do que recomendado esse livro, vai lá ler!
Confira o blog em outras redes sociais: