#EspalheFantasia - 5 séries de fantasia publicadas no Brasil

19:07


Quem acompanha o blog sabe que meu prazer em escrever aqui vem dá minha vontade de espalhar mais um pouquinho de amor pelos meus livros favoritos. Então, quando vi uma galera fissurada pelo universo literário de fantasia no grupo do Facebook Livros de Fantasia e Aventura - Skoob promovendo a campanha  #EspalheFantasia, eu sabia também que não poderia deixar escapar mais uma oportunidade.

Vem comigo que irei lhe recomendar minhas atuais cinco séries de fantasia favoritas, algumas das quais ainda não resenhei no blog, mas é bem provável que você já conheça ou tenha ouvido falar, e outras sobre as quais falei até demais. Lembrando que: a lista não está em ordem de preferência e algumas séries/trilogias li apenas o(s) primeiro(s) livro(s), então com o passar do tempo minha opinião pode acabar mudando. Chega de conversa e vamos seguir adiante...


Trilogia A Sombra do Corvo escrita por Anthony Ryan: se existe algo que me atrai em muitos livros de fantasia, além do sistema de magia e todo o mundo criado, é a ideia de Irmandade, várias pessoas desempenhando seus papéis, onde mesmo que aja um protagonista ao lado dele tem aquele melhor amigo ou grupo de amigos conspirando para que suas tarefas sejam desempenhadas. Em A Canção do Sangue, primeiro livro da trilogia, acompanhamos a trajetória de Vaelin Al Sorna desde sua infância quando ele é deixado por seu pai na frente da Casa da Sexta Ordem, o treinamento brutal pelo qual passou para que se tornasse um guerreiro imbatível e a construção do seu círculo de irmandade, que mais tarde o ajudariam a chegar ao seu objetivo.

Eu li esse livro durante uma viagem de férias e simplesmente não consegui largá-lo enquanto não cheguei até o fim. Tomei café da manhã lendo o livro, fui para a praia lendo o livro, voltei e continuei lendo o livro, virei a noite lendo o livro. Ele pode ter ali o seu clichê, alguns comparam sua forma de escrita e personagem principal com O Nome do Vento (que não, ainda não o li), mas acho que mesmo os fãs ferrenhos de Patrick Hothfuss deveriam aproveitar o que a de melhor em A Canção do Sangue. Infelizmente, ainda não resenhei esse livro aqui no blog, mas em breve sai, pois já estou com o segundo livro da trilogia em mãos, só aguardando minhas férias.


Série Nobres Vigaristas escrita por Scott Lynch: Você aí que já me acompanha, com toda a certeza sabe que a qualquer momento eu iria saltar e gritar: LEIA NOBRES VIGARISTAS! Oras, tem a ideia de irmandade, tem personagens super carismáticos pelos quais maldição me apeguei, uma trama que com o passar dos capítulos me fez segurar a respiração uma série de vezes e bendita seja a mente maquiavélica de Scott Lynch que me faz gargalhar em um momento e no outro chorar em posição fetal. 

Não vou me estender em explicar mais da história, pois tem resenha dos três primeiros livros aqui no blog (As Mentiras de Locke Lamora, Mares de Sangue e República de Ladrões) e não preciso falar que estarei sem unhas até a Editora Arqueiro lançar o quarto livro da série, The Thorn of Emberlain.


Trilogia Mistborn escrita por Brandon Sanderson: mais um livro que sobre o qual ainda não postei nada no blog, mas aguardem, pois adianto que eu vou chegar cheia de feelings por esse aqui. O que foi aquele final do primeiro livro?! Essa trilogia já conquistou uma legião de fãs, tanto aqui no Brasil, como lá fora e até mesmo já possui um spin-off que parece ser tão bom quando a trilogia original.

É um mundo de estrutura sólida e muito bem desenvolvida, um sistema de magia INCRÍVEL e uma trama que nos deixa todo o instante de queixo caído (lá, mas pensa lááá no chão), acredite em mim, procure resenhas sobre ele e tenho certeza que muitos irão concordar comigo. Ok, paramos por aqui, pois sobre esse não vou falar demais também, pois em breve pretendo reler, montar um Diário de Leitura e ao final resenhar caprichadamente.


Série A Roda do Tempo escrito por Robert Jordan: Dizem que muito do mundo criado por Robert Jordan é cópia de O Senhor dos Anéis, mas como ainda não li esse último, consequentemente sobre esse quesito não posso opinar. Contudo, posso dizer que durante todo o tempo fiquei impressionada e empolgada por ter optado conhecer esse mundo vasto e gigante criado pelo autor que infelizmente faleceu antes de concluir sua longa série, mas como os dois últimos volumes ficaram nas mãos de Brandon Sanderson (aquele maravilhoso autor que citei ali em cima) me senti um pouco mais confiante em embarcar nessa aventura.

O número de páginas e a quantidade de livros (13 no total) pode assustar o leitor despreparado, eu me assustei um pouco ao longo do tempo e li apenas até o segundo livro, mas a vontade de continuar não diminuiu, tanto que tenho os próximos dois volumes na minha estante e aguardo ansiosamente pelo quinto. Sim, temos a resenha aqui no blog, mas apenas do primeiro livro, O Olho do Mundo, fico te devendo a do segundo. Mas, vai por mim, eu gostaria de ter pelo menos um terço da mente de Robert Jordan para criar os mundos de fantasia sobre os quais eu gostaria de escrever, desde as batalhas, raças e criaturas, cenários, lendas... Ah, tem também um dos meus casais literários favoritos (Lan e Nynaeve) e não me pergunte o motivo, apenas sei que meu coração se despedaçava a cada parágrafo que os dois dividiam e isso que eles não são os principais.


As Crônicas de Gelo e Fogo escrito por George R.R. Martin: Eu não poderia deixar de indicar, pois depois que conheci essa série fui em busca de mais fantasia. Comecei lendo Harry Potter e depois uma série de livros jovem-adultos, acabou que esse livro parou nas minhas mãos de forma misteriosa e me abriu uma amplitude imensa de novos mundos para explorar.

Creio que essa série dispensa apresentações, basta estar ciente de que é recheada de intriga política envolvendo tramas e subtramas de famílias muito antigas, contando com uma ampla gama de personagens cinzentos dispostos a tudo, seja pelo poder, seja pela família e fantasia em doses homeopáticas. Não se assuste pelo número de páginas e se joga, pois tem muita história boa por entre essas páginas. A série apesar de ser fiel até certo ponto, não chega tanto aos pés dos livros.


É isso o que eu tinha para indicar hoje, tive que me conter inúmeras vezes para não me estender muito, espero que tenha dado certo. Agora, me diz você aí: tem alguma série para me indicar?

You Might Also Like

6 comentários

  1. Só série boa pra caramba na lista <3 Não sei dizer qual a minha favorita kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs... Pois tem tanta série boa, se eu pudesse falava mais.

      Excluir
  2. Excelentes dicas, dessas aí só não comecei ainda A Sombra do Corvo, mais uma que tenho a obrigação de adicionar depois das indicações do dia de hoje. Li Locke Lamora por esses dias e gostei muito da escrita e do mundo criado pelo Lynch, fiquei maluco pra ir logo ler a continuação, mas o segundo e o terceiro da Roda do Tempo estão aqui para serem lidos e vou dar prioridade a eles, por enquanto. De fato, vivemos uma época muito boa pra gostar de fantasia morando no nosso Brasil-sil-sil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fala no terceiro livro d'A Roda do Tempo preciso de tempo para poder ler ele >.< Realmente, estamos passando por uma maré boa de livros de fantasia, espero que continue assim e só melhore...

      Excluir
  3. Das tuas indicações a única que não li/estou lendo é A Sombra do Corvo. Mas levando em conta as outras 4 indicações (destaque para A Roda do Tempo <3), A Sombra do Corvo deve ser tão boa quanto. Anotadinho aqui na lista de leituras :D

    ResponderExcluir
  4. Lista boa demais, já tive a oportunidade de ler todos e recomendo muito!!

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2016/06/campanha-espalhefantasia.html

    ResponderExcluir